Conferência: “o Simbolismo do Santo Graal”

Os contos do Graal utilizam simbolos fascinantes e misteriosos que nem sempre são fáceis decifrar. As vezes eles falam de espadas cravadas na rocha, as vezes de pratos de prata especiais, as vezes de uma lança que continuará sangrar até o fim do mundo. Por fim falam de uma taça misteriosa que serviu ao Cristo para a Ultima Ceia e que poder-se-á encontrar num lugar misterioso e inaccessivél chamado Palacío espiritual onde “caem as chamas do Espírito Santo” e onde mora um Rei Ferido que também é chamado de Rei Pescador. Então o que é que é o Santo Graal? O que é que significa essa misteriosa taça? Qual é o misterio escondido por trás dos simbolos?

contos do Graal em Portimão
contos do Graal em Portimão

Todas as pessoas que estudaram o assunto alcançaram as mesmas duas conclusões, ou seja:

  • Em primeiro lugar os romances do Graal não são só contos fantasticos produzidos pela fantasia arbitrária dos escritores. Esses contos têm com certeza significados muito mais profundos do que simples histórias fantásticas. Os contos do Santo Graal precisam portanto de uma interpretação;
  • Em segundo lugar todas as pessoas que estudaram o assunto concluiram que o movimento dos escritores do Graal não era um movimento unitario ou seja todos os escritores falaram do mesmo assunto, mas nem todos os escritores usaram o mesmo simbolismo e no mesmo sentido. Escritores diferentes utilizaram abordagens diferentes e diversos símbolos.

Na conferência O SIMBOLISMO DO SANTO GRAAL iremos falar dos simbolos utilizados nos contos do Graal –focando nossa atenção sobre o “Perceval ou Comte du Graal” de Chrétienne de Troyes – e dos significados que estes simbolos velam.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s