O MUNDO DOS SIMBOLOS

Toda a nossa vida está cheia de símbolos. Mesmo se não nos apercebemos, formas, figuras, cores, números, objetos, têm sobre nós uma poderosa influência que parece quase mágica.
Ordens Iniciáticas e Sociedades Secretas fizeram do simbolismo a sua linguagem criptada para transmitir mensagens e também doutrinas e ideais.
Aqueles que se interessaram pelo esoterismo sabem que o símbolo é um gráfico, um desenho, uma figura, em suma, que fala em síntese à interioridade do indivíduo e modela as suas características naturais. O símbolo conecta e liga o visível e o invisível, o terrestre e o celeste, coloca-o em comunicação e transporta um no outro.

caravella-articolo-portoghese

O MUNDO DOS SIMBOLOS

14 setembro ás 19h30 – no CLCC em Portimão
23 setembro ás 19h30 – Centro Cultural de Lagos

O vocábulo “símbolo” deriva do latino symbolum e do grego σύμβολου = “signo”.

Através dos séculos cada símbolo foi enriquecido de significados com analogias várias e dele se formou o arquétipo, ou seja uma força cósmica, um ente dotado de poderes qualitativos específicos que podem influenciar sobre o corpo, sobre a psique e sobre a espiritualidade de quem se coloca em sintonia simbolurgica. Assim acontece numa bandeira, as suas cores e brasão que despertam um idêntico sentimento patriótico, pensamento e vontade sobre aqueles que estão relacionados com o significado daquela bandeira. Assim é com a Cruz para o cristão, o Esquadro e o Compasso para o arquitecto construtor ou a Suástica para o Budista, o Tirso dos hermetistas ou o Pa-Kua do Extremo Oriente. Um símbolo opera só de olhá-lo mesmo sem conhecer ainda o seu significado, basta que se tenha afinidade com ele ou o considere familiar. O seu objectivo é didáctico porque indica os instrumentos de salvação por meio de sinais codificados.

Na conferencia O MUNDO DOS SIMBOLOS: A CARAVELA iremos aprofundar este tema.

14 setembro ás 19h30 – no CLCC em Portimão (no Largo Gil Eanes, junto à estação do comboio).

23 setembro ás 19h30 – Centro Cultural de Lagos (Rua Lançarote Freitas,7).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s