A ASTROLOGIA DO INFANTE D. HENRIQUE

Não obstante a fama da grande cultura o do grande saber, os contemporaneos não atribuem ao Infante Henrique qualquer escrito literário ou científico e os grandes historiadores do século XVI que se ocuparam da sua personalidade também são silenciosos a tal respeito.

Assim sendo constitui uma surpresa e um problema – diz o historiador Joaquim de Carvalho – a notícia, publicada pela primeira vez por Bartolomeu J. Gallardo em 1866, de que Fernando Colon o filho de Cristóvão Colombo possuíra um manuscrito em castelhano, intitulado Secreto de los Secretos de Astrologia, composto pelo infante D. Henrique de Portugal.

Mas como é possível que o Infante D. Henrique tivesse escrito um livro em castelhano sobre a Astrologia? E qual era o seu conteúdo?

diapositiva1A ASTROLOGIA DO INFANTE D. HENRIQUE

21/09 às 19h30 no CLCC em Portimão
26/09 às 19h30 na Biblioteca Municipal de Lagoa

As antigas escolas não separavam a divina astrologia das outras disciplinas destinadas a formar os indivíduos superiores, capazes de influenciar a vida do Cosmo e sucessivamente a da terra; esta ciência, desta forma, estava associada à Teologia, à Filosofia, à Alquimia, à Astronomia, à Fisiologia oculta, à Medicina, à Teurgia.

Antes da Era das Especializações, a natureza era vivida como um grande corpo sagrado e animado, expressão visível do invisível. A Astrologia o linguagem do céu constituía portanto um dos principais saberes da Ciência Tradicional utilizada na prática da navigação como na análise das causas que movem os homens e as mulheres.

Conhecer e compreender a Astrologia era dos Sábios porque só “o Sábio domina os astros”. Ou seja só o Sábio que conhece teoricamente e praticamente a influência dos Astros na própria vida é capaz de ultrapassar e forjar o próprio destino.

Mas portanto, qual é que é o segredo dos Segredos da Astrologia contido no livro do Infante D. Henrique? Qual é que é a técnica astrológica que constitui tal segredo?

Deste e outros assuntos falaremos nos dias

21/09 às 19h30 no CLCC em Portimão

26/09 às 19h30 na Biblioteca Municipal de Lagoa   

1-Locandina-conf-set2016-web

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s